quarta-feira, 15 de abril de 2015

RBC - Royal Bank of Canada - Abrindo sua conta no Brasil (fail)!

Galera, 

Vou tentar explicar a decisão de abrir a conta no RBC e o processo que fiz para abrir a conta do RBC estando aqui no Brasil.

Decisão pelo RBC:

Primeiro é importante explicar que existem outros bancos tão bons quanto o RCB e que não encontrei nada na internet que tivesse me dito que o RBC era o melhor. Decidi ser o RBC porque tive a informação que poderia abrir a conta aqui do Brasil e porque é um dos maiores bancos do Canadá.

Outra dúvida era abrir a conta no HSBC do Canadá e no HSBC do Brasil e ativar a Global View porém, tivemos muitos feedbacks bons e outros ruins. Além disto as exigências para ser uma conta Premier eram bastante altas, então desistimos.


Outra informação importante é que a conta do RBC inicialmente é somente para depósito, quando chegar no Canada você terá que ir no banco para ativar a conta e ai sim escolher mais algumas opções de configuração da conta.

Contato com o RBC:

O primeiro contato com o RBC foi através do Chat Live (acesse o site e no menu esquerdo bem em baixo encontrará o link) onde falei com o atendente e exploquei que estava no Brasil e que gostaria de abrir uma conta. Ele anotou alguns dados meus e disse que alguém entraria em contato. Demorou alguns dias, mas a Andrea Diaz (andrea.diaz@rbc.com) entrou em contato comigo (ela fala Inglês e Espanhol).


Primeiras Informações:

As primeiras informações que a Andrea pede por e-mail são as seguintes:
- Tipo de Programa: Permanent Non Resident  ou Newcomer to Canada, escolha Newcomer to Canada;
- Se vai se mudar para o Canadá, quando e onde;
- Motivo da abertura de conta: Respodi que era para transferir dinheiro do Brasil pro Canadá e que depois que eu chegasse seria para minhas necessidades diarias;
- Expectativa de saldo mensal;
- Número de transações de crédito e débito mensais: coloquei 10;
- Expectativa de saldo nos 3 primeiros meses: coloquei o que pretendo ter de saldo inicial para os 3 primeiros meses;
- Se eu teria alguma necessidade adicional (investimento, financiamento, etc), coloquei que não.

Retorno e Documentos para Preencher:

Depois disto a Andrea mandou um novo e-mail agradecendo por escolher o RBC e com uma série de documentos para preencher e foi ai onde tive mais dúvidas. Tive que combinar um call com ela para sanar todas as dúvidas, vou tentar explicar documento por documento.

Cópias certificadas de documentos de identificação: Dois documentos de identificação com foto, um deles deve ser obrigatoriamente o Passaporte.


10821- Application for Personal Deposit Account: Este é o principal formulário e deve ser preenchido por você e, caso seja conta conjunta, também pelas demais pessoas.
O documento é dividido em sessões:
- General Information: Account Type (Canadian), Deposit Account (deixa em branco), "I presently/previously bank(ed) with" (seu banco no Brasil).
- Cliente Information: Preencha seus dados pessoais.
- Cliente Identification: Preencha seus dados de identificação.
- Contact Information: Preencha com seu endereço do Brasil mesmo.
- Credit Bureau / Privacy Consent: marque "Yes"
- Record Keeping Options: marque "Paper Statement"
- Third Part Information: Somente se tu está abrindo a conta para alguém, o que não é o caso. Então marque "No" bem em cima e deixe o resto em branco.
- Account Activity: Marque "Investment/Savings".

40830 - Signature card New client: Este documento pode ser preenchido eletronicamente e depois impresso somente para a assinatura. As informações necessárias são Last Name, First Name, Middle Name e data de assinatura. E claro, depois de imprimir, assine!
Obs: se for conta conjunta, deverá ser feito para cada proprietário da conta.

40832 - Signature card Joint (somente para conta conjunta): Este formulário irá definir a "segurança" da conta, ou seja, quem poderá a assinar: se é qualquer um dos donos da conta, se são todos ou se é somente X, Y ou Z. 
Como somos dois somente, colocamos que qualquer um poderá assinar.
Na PART B do documento novamente deve ser informado o Last Name e First Name de cada um e a assinatura.

IMPORTANTE: tem um SRF Number nos formulário, deixe isto em branco, é com o banco.

Bank Reference Letter Instructions: Esta carta é para o seu banco preencher, no documento explica um pouco como deve ser e também tem um modelo.
Em linhas gerais o banco precisa:
- Fazer a carta em papel timbrado;
- Datar, informar o teu nome e tua conta;
- Informar o teu endereço;
- Informar a data em que abriu a conta;
- Informar o saldo nas contas correntes e poupança (acho que é a soma das duas);
- Classificar a conta entre poor ou satisfactory;
- Informar o quanto o cliente possui disponível em crédito;
- Classificar o saldo de crédito entre poor ou satisfactory.
- Assinar com o nome e dados de contato do gerente.

RBC Client Identification Letter Agreement and Client Identification Form: este formulário deverá ser preenchido por um dos escritórios de advocacia encontrados no site martindale.com
No formulário você deverá trocar as informações:
- [Name of Individual to be Identified] = seu nome
- [Name of Proposed Agent] = nome do advogado

Este formulário é na verdade uma declaração dizendo que a empresa (escritório de advocacia) encontrou pessoalmente as pessoas que estão abrindo a conta e verificou os documentos apresentados.



ATUALIZAÇÃO (24/04/2015): É galera, o formulário que comentei acima não está fácil de conseguir. Em Porto Alegre existem 4 escritórios cadastrados no martindale.com, porém somente 1 deles deu atenção para isto, os outros são MUITO grandes e não estão nem ai. O que me retornou pediu R$ 2.000,00 para fazer o trabalho de 3 minutos, o que é ridículo. Logicamente não aceitei e fiquei sem opções. 
Sei que teve uma brasileira que conseguiu na cidade dela por R$ 300,00 (aproximadamente), mas mesmo assim achou muito caro e não valeria a pena (o que eu concordo).

Enfim, mandei um e-mail para o RBC colocando a situação acima e o problema foi escalado para um gerente senior. O mesmo negou qualquer flexibilidade e acabaram com as esperanças.

RESULTADO: abrirei a conta somente no Canadá.

Depois de tudo isto, você deve colocar em um envelope e enviar para o endereço que lhe forneceram.

Ainda não conclui meu processo, mas já adientei algumas coisas para ajudar quem está no mesmo barco. Conforme andar meu processo de abertura de conta, vou atualizando o post.




4 comentários:

  1. Olá, Lucas. Achei seu blog hoje e li todo! Super obrigada por compartilhar tudo, todos os passos, super úteis com toda certeza. Espero que tenhamos a mesma sorte. Sucesso api e continua atualizando aqui, please!!!1

    ResponderExcluir
  2. Monique, obrigado pelo elogio e ficamos felizes que conseguimos lhe ajudar. Pode ter certeza que vamos tentar atualizá-lo sempre que possível.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lucas, você somente parou o processo por causa do custo do RBC Client Identification Letter Agreement and Client Identification Form, ou teve outro motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, parei somente por este motivo mesmo. Não encontrei solução para isto.

      Excluir