terça-feira, 25 de agosto de 2015

YMCA (Newcomers Centre)

Olá pessoal,

Acredito que este seja um dos posts mais interessantes dos primeiros passos aqui no Canadá. Este passo não é obrigatório esta ação e, sei que alguns não fazem por falta de conhecimento do quão benéfico é isto.

Vamos explicar alguns pontos aqui: Newcomers Centre (Consultoria e Workshops), Teste de Nível de Idioma, Welcome Pack, Employment Services, Bridging Programs, ELT Programs e Academia da YMCA.

- Newcomers Centre - YMCA Central:
Nós sugerimos ir no YMCA Central Grosvenor (20 Grosvenor Street, Toronto, ON - M4Y 2V5), é uma das maiores e quase sempre tem consultor disponível para atendimento.
Primeiramente, será necessário fazer um registro de Newcomer, para isto é importante levar o Passaporte, PR e comprovante de endereço, assim você se tornará membro do YMCA e poderá usufruir dos benefícios que eles dão (computadores, impressões, fax, digitalizações de documentos, etc).
A partir do registro, você será direcionado a um consultor, o qual irá conversar com o Newcomer (você) e explicará muitas coisas sobre a vida no Canadá, assim como benefícios que o recém chegado tem direito. Dentro as explicações incluem: aulas grátis de idioma, cursos (ELT e Bridging Programs), bolas de estudo, centro de empregos, alimentação (mercados, etc), diversão, cultura, etc. Realmente é muito conteúdo interessante.
Depois do registro, tu ficará apto também a se registrar em vários Workshops gratuitos que a YMCA oferece, nós fomos em alguns já: Como se preparar para entrevista de emprego, Cultura Canadense e História de Toronto, entre outros.

- Welcome Pack: 
Este (site) é um dos agrados que recebemos quando chegamos no Canadá. É uma caixa com comida (massa instantânea, sopa, achocolatado, tempero, chás, cereal, etc), com revistas e informações sobre o Canadá, cupons de desconto e o principal, um cartão de descontos (Corporate +Club) para vários locais no Canadá.
Recebemos a caixa depois da sessão de consultoria com o pessoal da YMCA.

- Teste de Nível de Idioma:
O próximo passo será se registrar para o teste de nível de idioma de Inglês (CLB - Canadian Language Benchmarks) e/ou Francês (NCLC - Niveau de Compétence Linguistique Canadien). Estes testes serão úteis para que possa fazer a matrícula nas várias escolas de idiomas que oferecem aulas gratuitas para imigrantes. Além disto, muitas universidades aceitam estes testes como comprovação de nível de Inglês, não sendo necessário obter o IELTS/TEF (caso não tenha ou tenha nível baixo).
O teste é relativamente simples e tu faz tudo em pouco mais de 1 hora, é MUITO mais fácil do que o IELTS, por exemplo. Tu sai com o resultado na hora e já poderá marcar as classes no YMCA mesmo, no mesmo dia que fez o teste.

- Employment Centre:
Existem vários Employment Centres aqui em Toronto, mas infelizmente não é no mesmo local desta YMCA que sugerimos. Os centros de emprego funcionam praticamente da mesma maneira do Newcomers Centre, deve ser feito um registro em algum deles e, a partir dai tu terá um consultor que irá lhe ajudar em tudo o que precisares na busca por emprego. No nosso caso, reconstruímos o nosso CV com as dicas do consultor, assim como a Cover Letter. Também recebemos muitas dicas de como e onde procurar emprego, foi muito importante para nós.

- Bridging Programs:
São cursos focados na preparação do Newcomers para o mercado de trabalho. Geralmente estes cursos são pagos e exigem um CLB 8+. A duração do curso varia bastante, mas vai de 4 semanas a quase 6 meses. 
No meu caso, fui aceito em um dos cursos da Ryerson e ganhei 85% de bolsa do governo, o que deu um valor considerável em bolsa. Não é nada difícil conseguir isto, especialmente para quem chega sem emprego e se movimenta rapidamente atrás deste tipo de oportunidade (enquanto procura o emprego).
Segue um link com a lista de alguns Bridging Programs.

- ELT (Enhanced Language Training) Programs:
São cursos focados no aprendizado do idioma, com foco especializado em algum conteúdo/segmento de mercado. Geralmente estes cursos são gratuitos e exigem um CLB 5+. A duração do curso varia bastante, mas a maioria é de curta duração (4/8 semanas) e alguns incluem um período de estágio no final do curso. 

- Academia YMCA:
Para terminarmos as dicas conectadas ao YMCA - Newcomers Centre, você ganhará 2 semanas de academia (peso, piscina, esportes, corrida, yoga, etc) grátis na academia da YMCA, que é realmente TOP! Nós decidimos utilizar no inverno nossos passes, achamos que no verão estamos conseguindo correr, jogar tênis e futebol, o que no inverno será mais complicado.

Era isto, qualquer dúvida, fiquem a vontade para deixar um comentário. ;)


Vamos explicar algums pontos aqui: Newcomers Centre (Consultoria e Workshops), Teste de Nível de Idioma, Welcome Pack, Employment Services, Bridging Programs, ELT Programs e Academia da YMCA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário