quarta-feira, 29 de julho de 2015

Landing - Última Etapa

Olá galera, vamos atualizar vocês sobre como foi nosso landing e também o que fizemos aqui no Canadá desde que chegamos (SIN, banco, etc). Este post será exclusivo sobre o Landing, depois postaremos os demais.

Chegamos dia 29/06 as 00:15, viemos dos USA e o voo foi bem tranquilo. O primeiro documento que temos que preencher quando chegamos é o “e311 – Declaration Card”, aquele que geralmente recebemos no avião para identificar os viajantes e declarar se estamos trazendo armas de fogo, comida, e/ou mais de 10 mil dólares Canadenses. No nosso caso recebemos somente na porta da aeronave depois da aterrisagem, pois eles estavam sem o formulário no avião.
Da saída do avião até a entrada no Canadá, passamos por três oficiais no aeroporto, vamos aos detalhes:

  1. O primeiro oficial ficava nos guichês normais de entrada no Canadá, nós pegamos a fila de turista, visto que ainda não éramos residentes oficiais. O processo foi bem rápido e tranquilo, comentamos que éramos newcomers, ele conferiu o passaporte e a confirmação de permanente residente e já nos encaminhou para um outro local exclusivo para imigrantes.
  2. O segundo oficial foi o que fez praticamente todo o nosso processo. Primeiro ele pediu todos os nossos documentos: passaporte, comprovação de permanente residente, comprovante de hospedagem e formulário e311 (comentei anteriormente). Ele perguntou porque escolhemos o Canadá, quando tempo de acomodação havíamos planejado inicialmente e como iriamos buscar outra acomodação e, também perguntou se já havíamos cometido crimes (e outras perguntas deste tipo). Ele explicou o que deveríamos fazer depois: tirar o SIN (Social Insurance Number), abrir conta em banco, fazer o OHIP (seguro saúde) e como atualizar o endereço para receber o PR (cartão de residente permanente) no novo endereço.Embora muito sério em todo o processo, ele estava sorridente quando falou um grande “WELCOME TO CANADA” para nós!!
  3. O terceiro e último oficial ficou com a responsabilidade de conferir o que estávamos trazendo conosco, ou seja, conferiu o formulário e311 e também o B4 (formulário do CIC que consta os bens que trouxemos para o Canada). Nós já havíamos preenchido o B4 no Brasil com a lista do que trouxemos. Como não passou de 10 mil dólares canadense, foi tudo rápido e tranquilo. Ele foi o único dos oficiais que perguntou se tínhamos condições de nos manter no Canadá e quanto tínhamos de dinheiro conosco, nós respondemos que tínhamos 3 mil dólares canadenses em espécie mas que tínhamos mais dinheiro no Brasil e que trouxemos o extrato bancário. Ele não quis olhar o extrato e disse que estava tudo OK. Depois disto recebemos mais um “WELCOME TO CANADA”!!! J


Depois disto saímos para a área de desembarque onde pegamos nossas malas e descobrimos que duas haviam sido danificadas pela Delta. Fizemos a reclamação ali mesmo e hoje temos duas malas novinhas conosco (não foi tão simples assim, mas deu tudo certo).


Como chegamos depois da meia-noite e não conhecíamos absolutamente nada da cidade, resolvemos pegar um Taxi e não arriscar, pagamos $65.00 (já inclusas as taxas e gorjeta), nada muito absurdo. Chegamos ao apartamento que alugamos no Airbnb e o anfitrião havia deixado comida e água para que nós tivéssemos o que comer e beber no primeiro dia. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário