domingo, 25 de maio de 2014

Validando o Diploma no Canadá (recebendo o ECA)!

Vou explicar um dos passos mais demorados, a validação do diploma no Canadá. Este item é fundamental para pontuar no quesito educação, sem isto, sem chances.
Se você possui uma graduação no Canadá, isto não é necessário, porém acredito que estes casos serão raros para nós Brasileiros.

O Canadá exige que nós tenhamos um ECA (Education Credencial Assesment), ou seja, uma credencial de avaliação de educação. São somente 5 entidades no Canadá que podem confirmar a equivalência do diploma Brasileiro ao Canadense, clique aqui para ver a página que possui os detalhes e também a lista. Destas 5 entidades, 2 são para Medicina e Farmácia, então focarei nas outras 3 (na verdade 2, pois uma não cheguei a pesquisar direito).

As duas que pesquisei foram a ICAS e a WES, ambas aparentemente custam a mesma coisa (a WES aparentemente é mais barata, porém tem adicional de imposto, o que faz ficar no mesmo valor praticamente). A diferença que eu realmente achei interessante entre as duas é que a WES promete o retorno em 10 dias úteis (2 semanas) e o ICAS em 6-8 semanas, muito mais demorado. Naturalmente escolhi o WES para prover o ECA.
DICA: Você deve comprar o processo de validação específico para o FSWP e não o processo normal.
DICA 2: O valor é para um processo único, independente de quantos diplomas você mandar (graduação, pós-graduação, metrado, etc).

Bom, vamos ao passo-a-passo.

A) Documentos que você deve enviar:
  1. (Tradução Juramentada) - Primeiro de tudo, tenha em mãos os originais (ou cópia autenticada) do diploma e do histórico acadêmico e mande fazer a tradução juramentada. Nós usamos a traduzca e saiu menos de R$ 900,00 para traduzir 2 diplomas e dos históricos acadêmicia.DICA: mandei a cópia autenticada da tradução juramentada!! Não é necessário mandar a tradução original, fique com ela para usar no futuro.
  2. (Cópias do Certificado e Diploma) - Além da tradução juramentada, você deve mandar cópia autenticada do seu(s) diploma(s) e seu(s) histórico(s) acadêmico(s). NÃO MANDE O ORIGINAL.
  3. Formulário de aplicação que a WES fornece, aquele que você viu no final da compra do serviço deles.

B) Documentos que a instituição que você estudou deve enviar:
  1. Eles exigem que tua instituição de ensino mande um envelope selado, assinado e carimbado contendo teu diploma, histórico acadêmico e, se possível, uma descrição de cada disciplina do curso (eu não mandei esta última solicitação, demora muito para a universidade prover isto);
    DICA: Não precisa ser uma segunda via dos documentos, pode ser uma copia normal de cada um com um carimbo da instituição dizendo que reconhecem como cópia do original.
  2. Quando tu paga o serviço eles te dão um formulário que metade deve ser preenchido por você e a outra metade pela universidade, ou seja, quando fores na universidade solicitar isto, já leve este documento com você para que eles coloquem no envelope junto com o restante.

    DICA: Pegue o envelope com eles já endereçado (forneça o endereço do WES e peça para eles colocarem o deles como remetente) e poste no correio, eles geramente não fazem isto por você.
CONSELHO IMPORTANTE: Nós utilizamos os Correios, mas não farei isto novamente, demora muito (15 dias). Usem o FEDEX, é um pouquinho mais caro mais é entregue em menos de 5 dias.

Acho que seria isto, qualquer dúvida, entre em contato conosco.

14 comentários:

  1. Prezado (a).
    Fiquei com uma pequena duvida, então seriam 2 envelopes diferentes, 1 enviado por me e outra pela instituição de ensino, sendo que com praticamente os mesmos documentos?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, a diferença é que no envelope que a instituição manda, não há nenhum documento traduzido, somente no seu.

    Ambos os envelopes devem ter o documento que o WES lhe provem após o pagamento, isto é muito importante para eles fazerem a conexão quando os dois envelopes chegarem lá.

    ResponderExcluir
  3. Recebi um e-mail do WES onde consta que minha equivalência é de Bachelor's degree (four years) qual o procedimento que devo tomar, ou seja, o próximo passo?


    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi você somente fez o self-assessment, correto?
      Caso sim, agora o próximo passo é comprar os serviços do WES e encaminhar os envelopes teu e da instituição financeira para validar oficialmente o degree!

      Caso tu já tenha feito isto, o proximo passo seria o IELTS.

      Caso já tenha feito o IELTS também, dai seria o cadastro no Express Entry.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. No caso de quem vai com o esposo/esposa, é preciso comprar os serviços do WES separadamente ou pode comprar tudo junto gerando um só número de validação?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que deva ser comprado separadamente, infelizmente! Abraço.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post. Me ajudou demais! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, fico feliz que ajudou! Qualquer dúvida, pode falar conosco! :)

      Excluir
  7. Boa tarde,

    Parabéns e obrigado pelo blog! Estou me preparando para o processo e suas informações estão sendo muito úteis!

    Por favor, poderia tirar uma dúvida (talvez idiota) quanto ao histórico que você enviou?

    Você enviou o histórico que apresenta as disciplinas cursadas e as notas somente, ou enviou também a ementa com o descritivos de todas as matérias cursadas?

    Acredito que seja a primeira opção, mas gostaria de confirmar para não ter problemas.

    Obrigado,

    Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, boa tarde.

      Não há necessidade de mantar a ementa com o descritivo de todas as matérias. Somente o histórico academico já basta.

      Abraço.

      Excluir
    2. Ótimo! Mais uma vez obrigado!

      Abs.,

      Igor

      Excluir
  8. É preciso fazer o mesmo procedimento em cursos na área de T.I?

    ResponderExcluir